A QUESTÃO INDIGENA NAS AMÉRICAS
Considerando os estudos realizados ao longo da etapa sobre as civilizações maia, asteca e inca, analise as afirmativas a seguir, associando corretamente a primeira coluna com a segunda:
(1) Maias
(2) Astecas
(3) Incas
( ) O cultivo do milho e do cacau eram a base da sua agricultura e economia, que era complementada pela arrecadação de tributos das províncias vizinhas e do intenso comércio de produtos nos mercados.
( ) Sua organização social era baseada no ayllu e nas linhagens de parentesco, que regulavam a organização do trabalho, a distribuição da terra, o serviço militar e a organização urbana.
( ) O governo era uma teocracia, marcada pelo predomínio de cidades-estados independentes que não chegaram a constituir um império centralizado.
( ) Aperfeiçoaram a construção de estradas, que facilitavam o acesso a difíceis regiões e contribuíram para interligar as quatro partes do império à sua capital.
( ) Além dos avançados conhecimentos de astronomia, também possuíam conhecimentos relacionados à matemática e à geometria, principalmente por terem desenvolvido um símbolo que representava o algarismo zero.
( ) Constitui-se numa monarquia teocrática-militar, cujo imperador simbolizava o poder político, militar e religioso, o que permitiu a dominação de outras províncias e a expansão territorial.
A sequência correta é:
2-3-1-3-1-2
2-3-3-1-1-2
3-2-1-3-2-1
1-3-2-2-1-3
1-2-3-1-2-3
A Mesoamérica constitui uma das regiões de maior diversidade ecológica e geográfica do continente americano, onde se desenvolveram as altas culturas do México e da América Central, como os olmecas, os maias e os toltecas. Em virtude disso, esses povos possuíam algumas características comuns, tais como:
I - O cultivo do milho como base de alimentação e principal elemento da economia.
II - A construção de pirâmides escalonadas e a prática do jogo de pelota.
III - A utilização de práticas de autoflagelação e de canibalismo com finalidades religiosas.
IV - A alta produção cultural (cerâmica, esculturas, pinturas) e a crença num deus único, o deus jaguar.
É correto apenas o que se afirma em:
I e III
I e II
I, II, III e IV
I, II e III
II e IV
Sobre a origem do homem americano, que teria ocorrido há mais de 10.000 anos, considere as duas hipóteses a seguir:
Hipótese 1 - Migrações oriundas da África e da Ásia, passando pelo Estreito de Bering.
Hipótese 2 - Migrações oriundas da África, via oceano Atlântico.
Quanto aos fatores geográficos e arqueológicos que sustentam tais hipóteses, assinale a afirmativa CORRETA:
A hipótese 1 apoia-se em uma grande elevação do nível do mar, fato que também teria aumentado a navegabilidade na região norte do continente.
A hipótese 2 refere-se à ocorrência de correntes marítimas equatoriais e de glaciações, que teriam facilitado a navegação pelo Atlântico.
A hipótese 2 associa-se à ocorrência de inúmeras glaciações, que teriam melhorado a navegabilidade, justificando a vinda pela costa africana.
A hipótese 2 relaciona-se à existência de diversas ilhas no Pacífico, que teriam se ligado muitas vezes por terra, durante glaciações, o que explica a descoberta do fóssil Luzia na região de Minas Gerais.
A hipótese 1 explica-se pela ocorrência de glaciações que, diminuindo o nível do mar, teriam unido o Alasca à Sibéria, formando uma ponte natural.
Observe com atenção o mapa:
(Principais famílias e troncos linguísticos indígenas no Brasil - século XVI. Fonte: Acervo EAD Uniube)
No século XVI, quando os portugueses aportaram em terras brasileiras, o contato com os povos nativos causou estranhamento em virtude do choque cultural entre mundos tão diferentes. Sobre alguns aspectos dos nativos, que habitavam o território há muitos séculos, analise as afirmativas a seguir:
I – Existia uma grande variedade de povos, com línguas e culturas diversas, dispersos pelo território que viviam em constante intercâmbio.
II – Na costa litorânea brasileira predominavam os povos Tupinambás, que viviam em aldeias autossuficientes e estabeleceram fortes alianças com tribos vizinhas, formando um poderoso império.
III – Boa parte dos povos indígenas constituíram grandes confederações políticas hierarquizadas, com uma composição heterogênea de tribos, a exemplo dos Aimorés, Cariris, Botocudos e Kayapós.
IV – Na Ilha de Marajós e na Foz do Tapajós, na região amazônica, os indígenas possuíam uma herança cultural mais complexa, marcada pela sofisticação de sua cerâmica e construções.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I e IV.
I, II e IV.
Leia com atenção:
A maior parte das terras indígenas é afetada de alguma forma pela presença de invasores. [...] O resultado disso é o afastamento dos índios de suas terras e até o seu extermínio, levando à degradação ambiental do território indígena e comprometendo a sobrevivência e a qualidade de vida das sociedades que o habitam. (IBGE, 2016)
A questão indígena no Brasil se desenrola atualmente com um saldo negativo para os índios. Um dos principais problemas envolve a demarcação de suas terras, cujo direito de posse efetiva já foi oficialmente reconhecido, mas esbarra na burocracia da política brasileira e nos interesses econômicos do capital nacional e multinacional de “invasores”. De modo geral, essas invasões estão relacionadas, principalmente:
aos benefícios fiscais e financeiros, à criação de cooperativas de alimentos, à extração do pré-sal e à construção de complexos esportivos.
à criação de reservas naturais e parques ecológicos, à extração madeireira e à construção de usinas hidrelétricas.
à interiorização do gado, à exploração da cana-de açúcar, à atividade mineradora e à construção de ferrovias.
à preservação ambiental, à valorização da cultura indígena, ao uso comunitário da terra, à autonomia do uso dos recursos naturais.
à atividade agropecuária, à exploração mineral, à extração madeireira e à construção de rodovias e usinas hidrelétricas.
Segundo Henri Favre (A civilização inca, 2004, p. 35) o ayllu não era a forma superior da organização social: constituía apenas o elemento sobre o qual era construída a sociedade andina.
O "ayllu" como núcleo fundamental da civilização Inca representa:
A ordem religiosa da qual provém o Inca.
As unidades territoriais que formavam os suyus.
Uma forma de trabalho coletivista, assim como a mita.
A ordem guerreira da qual provém o Curaca.
Os núcleos formados por indivíduos aparentados.
A matéria-prima do historiador são as fontes, ou seja, vestígios e registros que servem de base para a construção do conhecimento histórico. Para que possamos compreender como viviam as civilizações americanas há milhares de anos existem maneiras de se recuperar a história desses povos com base na análise de diferentes tipos de fontes, a exemplo dos representados nas imagens a seguir:
Considerando que cada civilização possui uma produção cultural que lhe é própria, identifique, a partir das respectivas imagens, quais povos as desenvolveram:
(1)Toltecas (2)Maias (3)Incas (4)Mochica (5)Astecas
(1)Maias (2)Astecas (3)Nazcas (4)Toltecas (5)Chimus
(1)Olmecas (2)Maias (3)Mochicas (4)Astecas (5)Incas
(1)Olmecas (2)Astecas (3)Chimus (4)Maias (5)Incas
(1)Olmecas (2)Maias (3)Incas (4)Astecas (5)Chimus
Leia com atenção a citação:
“A América indígena é um mosaico cultural e linguístico, dentro do qual podemos perceber a existência de grandes regiões culturais, formadas por povos que caracterizam uma visão de mundo e um estilo de vida próprios”. (SANTOS, 2002, p.24).
Sobre as altas culturas que se desenvolveram no continente americano, considere as afirmações a seguir:
I - Os incas constituíram um vasto império, integrado por povos de diferentes culturas, localizados nas mais variadas regiões que se estendiam pela cordilheira dos Andes.
II - A capital asteca era localizada num região de lagos e pântanos, o que permitiu o desenvolvimento de um importante sistema de irrigação que abastecia a cidade por meio de extensos aquedutos, que ligavam a capital a outras províncias.
III - Além dos avançados conhecimentos de astronomia, os maias também possuíam conhecimentos relacionados à matemática e à geometria, o que contribuiu para a criação de calendários precisos, que regiam a vida cotidiana dos maias.
IV - Uma construção notável dos incas foi a cidade fortificada de Machu Picchu, que possuía um conjunto de templos, palácios, altares religiosos e observatórios astronômicos.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Observe com atenção o mapa a seguir:
Em apenas 200 anos os astecas se expandiram pelo território do México central e se consolidaram num grande império, dominando as rotas comerciais e recebendo tributos de praticamente toda a região. Tenochtitlán tornou-se, em pouco tempo, a imponente capital do Império Asteca, chegando a contar, no início do século XVI, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, numa área de 12 a 15 km², sendo uma das mais povoadas da Mesoamérica.
Podemos afirmar que a expansão do império foi assegurada, principalmente pelo/pela:
religião monoteísta e a escravização de povos vizinhos, que garantiram o domínio asteca.
engenhosidade de seus arquitetos e o domínio do povo asteca sobre a filosofia, que asseguraram a imponência do Império.
liderança dos sacerdotes e a realização dos rituais antropofágicos, que submetiam os demais povos.
criação de um governo democrático e a escravização dos camponeses, que ajudaram a construir a capital Tenochtitlán.
poder dos exércitos astecas e do engenhoso sistema de irrigação, que permitiu a expansão do território.
A respeito do estudo do primitivo povoamento do continente americano, analise as afirmativas a seguir:
I - A principal teoria da origem do homem nas Américas defende que os primeiros grupos humanos chegaram pelo extremo noroeste, atravessando o Estreito de Bering e navegando pelo Pacífico até a costa oeste do continente.
II - Os primeiros grupos eram de caçadores e coletores que viviam de forma nômade, sem moradia fixa. Utilizavam instrumentos feitos de pedra polida ou lascada, de madeira e de osso, alguns utensílios de cerâmica, mas ainda não conheciam o ferro.
III - O desenvolvimento da agricultura foi responsável pelo início da sedentarização, a partir da organização em tribos e construção de aldeias, num processo que culminou na formação das grandes civilizações.
IV - O predomínio da agricultura, associado aos diversos fatores climáticos, geográficos e biológicos, permitiu que se nucleassem duas regiões densamente povoadas em que floresceram as chamadas grandes civilizações: a Mesoamérica e o Altiplano Andino.
É correto apenas o que se afirma em:
2-3-1-3-1-2
2-3-3-1-1-2
3-2-1-3-2-1
1-3-2-2-1-3
1-2-3-1-2-3
A Mesoamérica constitui uma das regiões de maior diversidade ecológica e geográfica do continente americano, onde se desenvolveram as altas culturas do México e da América Central, como os olmecas, os maias e os toltecas. Em virtude disso, esses povos possuíam algumas características comuns, tais como:
I - O cultivo do milho como base de alimentação e principal elemento da economia.
II - A construção de pirâmides escalonadas e a prática do jogo de pelota.
III - A utilização de práticas de autoflagelação e de canibalismo com finalidades religiosas.
IV - A alta produção cultural (cerâmica, esculturas, pinturas) e a crença num deus único, o deus jaguar.
É correto apenas o que se afirma em:
I e III
I e II
I, II, III e IV
I, II e III
II e IV
Sobre a origem do homem americano, que teria ocorrido há mais de 10.000 anos, considere as duas hipóteses a seguir:
Hipótese 1 - Migrações oriundas da África e da Ásia, passando pelo Estreito de Bering.
Hipótese 2 - Migrações oriundas da África, via oceano Atlântico.
Quanto aos fatores geográficos e arqueológicos que sustentam tais hipóteses, assinale a afirmativa CORRETA:
A hipótese 1 apoia-se em uma grande elevação do nível do mar, fato que também teria aumentado a navegabilidade na região norte do continente.
A hipótese 2 refere-se à ocorrência de correntes marítimas equatoriais e de glaciações, que teriam facilitado a navegação pelo Atlântico.
A hipótese 2 associa-se à ocorrência de inúmeras glaciações, que teriam melhorado a navegabilidade, justificando a vinda pela costa africana.
A hipótese 2 relaciona-se à existência de diversas ilhas no Pacífico, que teriam se ligado muitas vezes por terra, durante glaciações, o que explica a descoberta do fóssil Luzia na região de Minas Gerais.
A hipótese 1 explica-se pela ocorrência de glaciações que, diminuindo o nível do mar, teriam unido o Alasca à Sibéria, formando uma ponte natural.
Observe com atenção o mapa:
(Principais famílias e troncos linguísticos indígenas no Brasil - século XVI. Fonte: Acervo EAD Uniube)
No século XVI, quando os portugueses aportaram em terras brasileiras, o contato com os povos nativos causou estranhamento em virtude do choque cultural entre mundos tão diferentes. Sobre alguns aspectos dos nativos, que habitavam o território há muitos séculos, analise as afirmativas a seguir:
I – Existia uma grande variedade de povos, com línguas e culturas diversas, dispersos pelo território que viviam em constante intercâmbio.
II – Na costa litorânea brasileira predominavam os povos Tupinambás, que viviam em aldeias autossuficientes e estabeleceram fortes alianças com tribos vizinhas, formando um poderoso império.
III – Boa parte dos povos indígenas constituíram grandes confederações políticas hierarquizadas, com uma composição heterogênea de tribos, a exemplo dos Aimorés, Cariris, Botocudos e Kayapós.
IV – Na Ilha de Marajós e na Foz do Tapajós, na região amazônica, os indígenas possuíam uma herança cultural mais complexa, marcada pela sofisticação de sua cerâmica e construções.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I e IV.
I, II e IV.
Leia com atenção:
A maior parte das terras indígenas é afetada de alguma forma pela presença de invasores. [...] O resultado disso é o afastamento dos índios de suas terras e até o seu extermínio, levando à degradação ambiental do território indígena e comprometendo a sobrevivência e a qualidade de vida das sociedades que o habitam. (IBGE, 2016)
A questão indígena no Brasil se desenrola atualmente com um saldo negativo para os índios. Um dos principais problemas envolve a demarcação de suas terras, cujo direito de posse efetiva já foi oficialmente reconhecido, mas esbarra na burocracia da política brasileira e nos interesses econômicos do capital nacional e multinacional de “invasores”. De modo geral, essas invasões estão relacionadas, principalmente:
aos benefícios fiscais e financeiros, à criação de cooperativas de alimentos, à extração do pré-sal e à construção de complexos esportivos.
à criação de reservas naturais e parques ecológicos, à extração madeireira e à construção de usinas hidrelétricas.
à interiorização do gado, à exploração da cana-de açúcar, à atividade mineradora e à construção de ferrovias.
à preservação ambiental, à valorização da cultura indígena, ao uso comunitário da terra, à autonomia do uso dos recursos naturais.
à atividade agropecuária, à exploração mineral, à extração madeireira e à construção de rodovias e usinas hidrelétricas.
Segundo Henri Favre (A civilização inca, 2004, p. 35) o ayllu não era a forma superior da organização social: constituía apenas o elemento sobre o qual era construída a sociedade andina.
O "ayllu" como núcleo fundamental da civilização Inca representa:
A ordem religiosa da qual provém o Inca.
As unidades territoriais que formavam os suyus.
Uma forma de trabalho coletivista, assim como a mita.
A ordem guerreira da qual provém o Curaca.
Os núcleos formados por indivíduos aparentados.
A matéria-prima do historiador são as fontes, ou seja, vestígios e registros que servem de base para a construção do conhecimento histórico. Para que possamos compreender como viviam as civilizações americanas há milhares de anos existem maneiras de se recuperar a história desses povos com base na análise de diferentes tipos de fontes, a exemplo dos representados nas imagens a seguir:
Considerando que cada civilização possui uma produção cultural que lhe é própria, identifique, a partir das respectivas imagens, quais povos as desenvolveram:
(1)Toltecas (2)Maias (3)Incas (4)Mochica (5)Astecas
(1)Maias (2)Astecas (3)Nazcas (4)Toltecas (5)Chimus
(1)Olmecas (2)Maias (3)Mochicas (4)Astecas (5)Incas
(1)Olmecas (2)Astecas (3)Chimus (4)Maias (5)Incas
(1)Olmecas (2)Maias (3)Incas (4)Astecas (5)Chimus
Leia com atenção a citação:
“A América indígena é um mosaico cultural e linguístico, dentro do qual podemos perceber a existência de grandes regiões culturais, formadas por povos que caracterizam uma visão de mundo e um estilo de vida próprios”. (SANTOS, 2002, p.24).
Sobre as altas culturas que se desenvolveram no continente americano, considere as afirmações a seguir:
I - Os incas constituíram um vasto império, integrado por povos de diferentes culturas, localizados nas mais variadas regiões que se estendiam pela cordilheira dos Andes.
II - A capital asteca era localizada num região de lagos e pântanos, o que permitiu o desenvolvimento de um importante sistema de irrigação que abastecia a cidade por meio de extensos aquedutos, que ligavam a capital a outras províncias.
III - Além dos avançados conhecimentos de astronomia, os maias também possuíam conhecimentos relacionados à matemática e à geometria, o que contribuiu para a criação de calendários precisos, que regiam a vida cotidiana dos maias.
IV - Uma construção notável dos incas foi a cidade fortificada de Machu Picchu, que possuía um conjunto de templos, palácios, altares religiosos e observatórios astronômicos.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Observe com atenção o mapa a seguir:
Em apenas 200 anos os astecas se expandiram pelo território do México central e se consolidaram num grande império, dominando as rotas comerciais e recebendo tributos de praticamente toda a região. Tenochtitlán tornou-se, em pouco tempo, a imponente capital do Império Asteca, chegando a contar, no início do século XVI, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, numa área de 12 a 15 km², sendo uma das mais povoadas da Mesoamérica.
Podemos afirmar que a expansão do império foi assegurada, principalmente pelo/pela:
religião monoteísta e a escravização de povos vizinhos, que garantiram o domínio asteca.
engenhosidade de seus arquitetos e o domínio do povo asteca sobre a filosofia, que asseguraram a imponência do Império.
liderança dos sacerdotes e a realização dos rituais antropofágicos, que submetiam os demais povos.
criação de um governo democrático e a escravização dos camponeses, que ajudaram a construir a capital Tenochtitlán.
poder dos exércitos astecas e do engenhoso sistema de irrigação, que permitiu a expansão do território.
A respeito do estudo do primitivo povoamento do continente americano, analise as afirmativas a seguir:
I - A principal teoria da origem do homem nas Américas defende que os primeiros grupos humanos chegaram pelo extremo noroeste, atravessando o Estreito de Bering e navegando pelo Pacífico até a costa oeste do continente.
II - Os primeiros grupos eram de caçadores e coletores que viviam de forma nômade, sem moradia fixa. Utilizavam instrumentos feitos de pedra polida ou lascada, de madeira e de osso, alguns utensílios de cerâmica, mas ainda não conheciam o ferro.
III - O desenvolvimento da agricultura foi responsável pelo início da sedentarização, a partir da organização em tribos e construção de aldeias, num processo que culminou na formação das grandes civilizações.
IV - O predomínio da agricultura, associado aos diversos fatores climáticos, geográficos e biológicos, permitiu que se nucleassem duas regiões densamente povoadas em que floresceram as chamadas grandes civilizações: a Mesoamérica e o Altiplano Andino.
É correto apenas o que se afirma em:
I - O cultivo do milho como base de alimentação e principal elemento da economia.
II - A construção de pirâmides escalonadas e a prática do jogo de pelota.
III - A utilização de práticas de autoflagelação e de canibalismo com finalidades religiosas.
IV - A alta produção cultural (cerâmica, esculturas, pinturas) e a crença num deus único, o deus jaguar.
É correto apenas o que se afirma em:
I e III
I e II
I, II, III e IV
I, II e III
II e IV
Sobre a origem do homem americano, que teria ocorrido há mais de 10.000 anos, considere as duas hipóteses a seguir:
Hipótese 1 - Migrações oriundas da África e da Ásia, passando pelo Estreito de Bering.
Hipótese 2 - Migrações oriundas da África, via oceano Atlântico.
Quanto aos fatores geográficos e arqueológicos que sustentam tais hipóteses, assinale a afirmativa CORRETA:
A hipótese 1 apoia-se em uma grande elevação do nível do mar, fato que também teria aumentado a navegabilidade na região norte do continente.
A hipótese 2 refere-se à ocorrência de correntes marítimas equatoriais e de glaciações, que teriam facilitado a navegação pelo Atlântico.
A hipótese 2 associa-se à ocorrência de inúmeras glaciações, que teriam melhorado a navegabilidade, justificando a vinda pela costa africana.
A hipótese 2 relaciona-se à existência de diversas ilhas no Pacífico, que teriam se ligado muitas vezes por terra, durante glaciações, o que explica a descoberta do fóssil Luzia na região de Minas Gerais.
A hipótese 1 explica-se pela ocorrência de glaciações que, diminuindo o nível do mar, teriam unido o Alasca à Sibéria, formando uma ponte natural.
Observe com atenção o mapa:
(Principais famílias e troncos linguísticos indígenas no Brasil - século XVI. Fonte: Acervo EAD Uniube)
No século XVI, quando os portugueses aportaram em terras brasileiras, o contato com os povos nativos causou estranhamento em virtude do choque cultural entre mundos tão diferentes. Sobre alguns aspectos dos nativos, que habitavam o território há muitos séculos, analise as afirmativas a seguir:
I – Existia uma grande variedade de povos, com línguas e culturas diversas, dispersos pelo território que viviam em constante intercâmbio.
II – Na costa litorânea brasileira predominavam os povos Tupinambás, que viviam em aldeias autossuficientes e estabeleceram fortes alianças com tribos vizinhas, formando um poderoso império.
III – Boa parte dos povos indígenas constituíram grandes confederações políticas hierarquizadas, com uma composição heterogênea de tribos, a exemplo dos Aimorés, Cariris, Botocudos e Kayapós.
IV – Na Ilha de Marajós e na Foz do Tapajós, na região amazônica, os indígenas possuíam uma herança cultural mais complexa, marcada pela sofisticação de sua cerâmica e construções.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I e IV.
I, II e IV.
Leia com atenção:
A maior parte das terras indígenas é afetada de alguma forma pela presença de invasores. [...] O resultado disso é o afastamento dos índios de suas terras e até o seu extermínio, levando à degradação ambiental do território indígena e comprometendo a sobrevivência e a qualidade de vida das sociedades que o habitam. (IBGE, 2016)
A questão indígena no Brasil se desenrola atualmente com um saldo negativo para os índios. Um dos principais problemas envolve a demarcação de suas terras, cujo direito de posse efetiva já foi oficialmente reconhecido, mas esbarra na burocracia da política brasileira e nos interesses econômicos do capital nacional e multinacional de “invasores”. De modo geral, essas invasões estão relacionadas, principalmente:
aos benefícios fiscais e financeiros, à criação de cooperativas de alimentos, à extração do pré-sal e à construção de complexos esportivos.
à criação de reservas naturais e parques ecológicos, à extração madeireira e à construção de usinas hidrelétricas.
à interiorização do gado, à exploração da cana-de açúcar, à atividade mineradora e à construção de ferrovias.
à preservação ambiental, à valorização da cultura indígena, ao uso comunitário da terra, à autonomia do uso dos recursos naturais.
à atividade agropecuária, à exploração mineral, à extração madeireira e à construção de rodovias e usinas hidrelétricas.
Segundo Henri Favre (A civilização inca, 2004, p. 35) o ayllu não era a forma superior da organização social: constituía apenas o elemento sobre o qual era construída a sociedade andina.
O "ayllu" como núcleo fundamental da civilização Inca representa:
A ordem religiosa da qual provém o Inca.
As unidades territoriais que formavam os suyus.
Uma forma de trabalho coletivista, assim como a mita.
A ordem guerreira da qual provém o Curaca.
Os núcleos formados por indivíduos aparentados.
A matéria-prima do historiador são as fontes, ou seja, vestígios e registros que servem de base para a construção do conhecimento histórico. Para que possamos compreender como viviam as civilizações americanas há milhares de anos existem maneiras de se recuperar a história desses povos com base na análise de diferentes tipos de fontes, a exemplo dos representados nas imagens a seguir:
Considerando que cada civilização possui uma produção cultural que lhe é própria, identifique, a partir das respectivas imagens, quais povos as desenvolveram:
(1)Toltecas (2)Maias (3)Incas (4)Mochica (5)Astecas
(1)Maias (2)Astecas (3)Nazcas (4)Toltecas (5)Chimus
(1)Olmecas (2)Maias (3)Mochicas (4)Astecas (5)Incas
(1)Olmecas (2)Astecas (3)Chimus (4)Maias (5)Incas
(1)Olmecas (2)Maias (3)Incas (4)Astecas (5)Chimus
Leia com atenção a citação:
“A América indígena é um mosaico cultural e linguístico, dentro do qual podemos perceber a existência de grandes regiões culturais, formadas por povos que caracterizam uma visão de mundo e um estilo de vida próprios”. (SANTOS, 2002, p.24).
Sobre as altas culturas que se desenvolveram no continente americano, considere as afirmações a seguir:
I - Os incas constituíram um vasto império, integrado por povos de diferentes culturas, localizados nas mais variadas regiões que se estendiam pela cordilheira dos Andes.
II - A capital asteca era localizada num região de lagos e pântanos, o que permitiu o desenvolvimento de um importante sistema de irrigação que abastecia a cidade por meio de extensos aquedutos, que ligavam a capital a outras províncias.
III - Além dos avançados conhecimentos de astronomia, os maias também possuíam conhecimentos relacionados à matemática e à geometria, o que contribuiu para a criação de calendários precisos, que regiam a vida cotidiana dos maias.
IV - Uma construção notável dos incas foi a cidade fortificada de Machu Picchu, que possuía um conjunto de templos, palácios, altares religiosos e observatórios astronômicos.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Observe com atenção o mapa a seguir:
Em apenas 200 anos os astecas se expandiram pelo território do México central e se consolidaram num grande império, dominando as rotas comerciais e recebendo tributos de praticamente toda a região. Tenochtitlán tornou-se, em pouco tempo, a imponente capital do Império Asteca, chegando a contar, no início do século XVI, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, numa área de 12 a 15 km², sendo uma das mais povoadas da Mesoamérica.
Podemos afirmar que a expansão do império foi assegurada, principalmente pelo/pela:
religião monoteísta e a escravização de povos vizinhos, que garantiram o domínio asteca.
engenhosidade de seus arquitetos e o domínio do povo asteca sobre a filosofia, que asseguraram a imponência do Império.
liderança dos sacerdotes e a realização dos rituais antropofágicos, que submetiam os demais povos.
criação de um governo democrático e a escravização dos camponeses, que ajudaram a construir a capital Tenochtitlán.
poder dos exércitos astecas e do engenhoso sistema de irrigação, que permitiu a expansão do território.
A respeito do estudo do primitivo povoamento do continente americano, analise as afirmativas a seguir:
I - A principal teoria da origem do homem nas Américas defende que os primeiros grupos humanos chegaram pelo extremo noroeste, atravessando o Estreito de Bering e navegando pelo Pacífico até a costa oeste do continente.
II - Os primeiros grupos eram de caçadores e coletores que viviam de forma nômade, sem moradia fixa. Utilizavam instrumentos feitos de pedra polida ou lascada, de madeira e de osso, alguns utensílios de cerâmica, mas ainda não conheciam o ferro.
III - O desenvolvimento da agricultura foi responsável pelo início da sedentarização, a partir da organização em tribos e construção de aldeias, num processo que culminou na formação das grandes civilizações.
IV - O predomínio da agricultura, associado aos diversos fatores climáticos, geográficos e biológicos, permitiu que se nucleassem duas regiões densamente povoadas em que floresceram as chamadas grandes civilizações: a Mesoamérica e o Altiplano Andino.
É correto apenas o que se afirma em:
Hipótese 2 - Migrações oriundas da África, via oceano Atlântico.
A hipótese 1 apoia-se em uma grande elevação do nível do mar, fato que também teria aumentado a navegabilidade na região norte do continente.
A hipótese 2 refere-se à ocorrência de correntes marítimas equatoriais e de glaciações, que teriam facilitado a navegação pelo Atlântico.
A hipótese 2 associa-se à ocorrência de inúmeras glaciações, que teriam melhorado a navegabilidade, justificando a vinda pela costa africana.
A hipótese 2 relaciona-se à existência de diversas ilhas no Pacífico, que teriam se ligado muitas vezes por terra, durante glaciações, o que explica a descoberta do fóssil Luzia na região de Minas Gerais.
A hipótese 1 explica-se pela ocorrência de glaciações que, diminuindo o nível do mar, teriam unido o Alasca à Sibéria, formando uma ponte natural.
Observe com atenção o mapa:
(Principais famílias e troncos linguísticos indígenas no Brasil - século XVI. Fonte: Acervo EAD Uniube)
No século XVI, quando os portugueses aportaram em terras brasileiras, o contato com os povos nativos causou estranhamento em virtude do choque cultural entre mundos tão diferentes. Sobre alguns aspectos dos nativos, que habitavam o território há muitos séculos, analise as afirmativas a seguir:
I – Existia uma grande variedade de povos, com línguas e culturas diversas, dispersos pelo território que viviam em constante intercâmbio.
II – Na costa litorânea brasileira predominavam os povos Tupinambás, que viviam em aldeias autossuficientes e estabeleceram fortes alianças com tribos vizinhas, formando um poderoso império.
III – Boa parte dos povos indígenas constituíram grandes confederações políticas hierarquizadas, com uma composição heterogênea de tribos, a exemplo dos Aimorés, Cariris, Botocudos e Kayapós.
IV – Na Ilha de Marajós e na Foz do Tapajós, na região amazônica, os indígenas possuíam uma herança cultural mais complexa, marcada pela sofisticação de sua cerâmica e construções.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I e IV.
I, II e IV.
Leia com atenção:
A maior parte das terras indígenas é afetada de alguma forma pela presença de invasores. [...] O resultado disso é o afastamento dos índios de suas terras e até o seu extermínio, levando à degradação ambiental do território indígena e comprometendo a sobrevivência e a qualidade de vida das sociedades que o habitam. (IBGE, 2016)
A questão indígena no Brasil se desenrola atualmente com um saldo negativo para os índios. Um dos principais problemas envolve a demarcação de suas terras, cujo direito de posse efetiva já foi oficialmente reconhecido, mas esbarra na burocracia da política brasileira e nos interesses econômicos do capital nacional e multinacional de “invasores”. De modo geral, essas invasões estão relacionadas, principalmente:
aos benefícios fiscais e financeiros, à criação de cooperativas de alimentos, à extração do pré-sal e à construção de complexos esportivos.
à criação de reservas naturais e parques ecológicos, à extração madeireira e à construção de usinas hidrelétricas.
à interiorização do gado, à exploração da cana-de açúcar, à atividade mineradora e à construção de ferrovias.
à preservação ambiental, à valorização da cultura indígena, ao uso comunitário da terra, à autonomia do uso dos recursos naturais.
à atividade agropecuária, à exploração mineral, à extração madeireira e à construção de rodovias e usinas hidrelétricas.
Segundo Henri Favre (A civilização inca, 2004, p. 35) o ayllu não era a forma superior da organização social: constituía apenas o elemento sobre o qual era construída a sociedade andina.
O "ayllu" como núcleo fundamental da civilização Inca representa:
A ordem religiosa da qual provém o Inca.
As unidades territoriais que formavam os suyus.
Uma forma de trabalho coletivista, assim como a mita.
A ordem guerreira da qual provém o Curaca.
Os núcleos formados por indivíduos aparentados.
A matéria-prima do historiador são as fontes, ou seja, vestígios e registros que servem de base para a construção do conhecimento histórico. Para que possamos compreender como viviam as civilizações americanas há milhares de anos existem maneiras de se recuperar a história desses povos com base na análise de diferentes tipos de fontes, a exemplo dos representados nas imagens a seguir:
Considerando que cada civilização possui uma produção cultural que lhe é própria, identifique, a partir das respectivas imagens, quais povos as desenvolveram:
(1)Toltecas (2)Maias (3)Incas (4)Mochica (5)Astecas
(1)Maias (2)Astecas (3)Nazcas (4)Toltecas (5)Chimus
(1)Olmecas (2)Maias (3)Mochicas (4)Astecas (5)Incas
(1)Olmecas (2)Astecas (3)Chimus (4)Maias (5)Incas
(1)Olmecas (2)Maias (3)Incas (4)Astecas (5)Chimus
Leia com atenção a citação:
“A América indígena é um mosaico cultural e linguístico, dentro do qual podemos perceber a existência de grandes regiões culturais, formadas por povos que caracterizam uma visão de mundo e um estilo de vida próprios”. (SANTOS, 2002, p.24).
Sobre as altas culturas que se desenvolveram no continente americano, considere as afirmações a seguir:
I - Os incas constituíram um vasto império, integrado por povos de diferentes culturas, localizados nas mais variadas regiões que se estendiam pela cordilheira dos Andes.
II - A capital asteca era localizada num região de lagos e pântanos, o que permitiu o desenvolvimento de um importante sistema de irrigação que abastecia a cidade por meio de extensos aquedutos, que ligavam a capital a outras províncias.
III - Além dos avançados conhecimentos de astronomia, os maias também possuíam conhecimentos relacionados à matemática e à geometria, o que contribuiu para a criação de calendários precisos, que regiam a vida cotidiana dos maias.
IV - Uma construção notável dos incas foi a cidade fortificada de Machu Picchu, que possuía um conjunto de templos, palácios, altares religiosos e observatórios astronômicos.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Observe com atenção o mapa a seguir:
Em apenas 200 anos os astecas se expandiram pelo território do México central e se consolidaram num grande império, dominando as rotas comerciais e recebendo tributos de praticamente toda a região. Tenochtitlán tornou-se, em pouco tempo, a imponente capital do Império Asteca, chegando a contar, no início do século XVI, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, numa área de 12 a 15 km², sendo uma das mais povoadas da Mesoamérica.
Podemos afirmar que a expansão do império foi assegurada, principalmente pelo/pela:
religião monoteísta e a escravização de povos vizinhos, que garantiram o domínio asteca.
engenhosidade de seus arquitetos e o domínio do povo asteca sobre a filosofia, que asseguraram a imponência do Império.
liderança dos sacerdotes e a realização dos rituais antropofágicos, que submetiam os demais povos.
criação de um governo democrático e a escravização dos camponeses, que ajudaram a construir a capital Tenochtitlán.
poder dos exércitos astecas e do engenhoso sistema de irrigação, que permitiu a expansão do território.
A respeito do estudo do primitivo povoamento do continente americano, analise as afirmativas a seguir:
I - A principal teoria da origem do homem nas Américas defende que os primeiros grupos humanos chegaram pelo extremo noroeste, atravessando o Estreito de Bering e navegando pelo Pacífico até a costa oeste do continente.
II - Os primeiros grupos eram de caçadores e coletores que viviam de forma nômade, sem moradia fixa. Utilizavam instrumentos feitos de pedra polida ou lascada, de madeira e de osso, alguns utensílios de cerâmica, mas ainda não conheciam o ferro.
III - O desenvolvimento da agricultura foi responsável pelo início da sedentarização, a partir da organização em tribos e construção de aldeias, num processo que culminou na formação das grandes civilizações.
IV - O predomínio da agricultura, associado aos diversos fatores climáticos, geográficos e biológicos, permitiu que se nucleassem duas regiões densamente povoadas em que floresceram as chamadas grandes civilizações: a Mesoamérica e o Altiplano Andino.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I e IV.
I, II e IV.
Leia com atenção:
A maior parte das terras indígenas é afetada de alguma forma pela presença de invasores. [...] O resultado disso é o afastamento dos índios de suas terras e até o seu extermínio, levando à degradação ambiental do território indígena e comprometendo a sobrevivência e a qualidade de vida das sociedades que o habitam. (IBGE, 2016)
A questão indígena no Brasil se desenrola atualmente com um saldo negativo para os índios. Um dos principais problemas envolve a demarcação de suas terras, cujo direito de posse efetiva já foi oficialmente reconhecido, mas esbarra na burocracia da política brasileira e nos interesses econômicos do capital nacional e multinacional de “invasores”. De modo geral, essas invasões estão relacionadas, principalmente:
aos benefícios fiscais e financeiros, à criação de cooperativas de alimentos, à extração do pré-sal e à construção de complexos esportivos.
à criação de reservas naturais e parques ecológicos, à extração madeireira e à construção de usinas hidrelétricas.
à interiorização do gado, à exploração da cana-de açúcar, à atividade mineradora e à construção de ferrovias.
à preservação ambiental, à valorização da cultura indígena, ao uso comunitário da terra, à autonomia do uso dos recursos naturais.
à atividade agropecuária, à exploração mineral, à extração madeireira e à construção de rodovias e usinas hidrelétricas.
Segundo Henri Favre (A civilização inca, 2004, p. 35) o ayllu não era a forma superior da organização social: constituía apenas o elemento sobre o qual era construída a sociedade andina.
O "ayllu" como núcleo fundamental da civilização Inca representa:
A ordem religiosa da qual provém o Inca.
As unidades territoriais que formavam os suyus.
Uma forma de trabalho coletivista, assim como a mita.
A ordem guerreira da qual provém o Curaca.
Os núcleos formados por indivíduos aparentados.
A matéria-prima do historiador são as fontes, ou seja, vestígios e registros que servem de base para a construção do conhecimento histórico. Para que possamos compreender como viviam as civilizações americanas há milhares de anos existem maneiras de se recuperar a história desses povos com base na análise de diferentes tipos de fontes, a exemplo dos representados nas imagens a seguir:
Considerando que cada civilização possui uma produção cultural que lhe é própria, identifique, a partir das respectivas imagens, quais povos as desenvolveram:
(1)Toltecas (2)Maias (3)Incas (4)Mochica (5)Astecas
(1)Maias (2)Astecas (3)Nazcas (4)Toltecas (5)Chimus
(1)Olmecas (2)Maias (3)Mochicas (4)Astecas (5)Incas
(1)Olmecas (2)Astecas (3)Chimus (4)Maias (5)Incas
(1)Olmecas (2)Maias (3)Incas (4)Astecas (5)Chimus
Leia com atenção a citação:
“A América indígena é um mosaico cultural e linguístico, dentro do qual podemos perceber a existência de grandes regiões culturais, formadas por povos que caracterizam uma visão de mundo e um estilo de vida próprios”. (SANTOS, 2002, p.24).
Sobre as altas culturas que se desenvolveram no continente americano, considere as afirmações a seguir:
I - Os incas constituíram um vasto império, integrado por povos de diferentes culturas, localizados nas mais variadas regiões que se estendiam pela cordilheira dos Andes.
II - A capital asteca era localizada num região de lagos e pântanos, o que permitiu o desenvolvimento de um importante sistema de irrigação que abastecia a cidade por meio de extensos aquedutos, que ligavam a capital a outras províncias.
III - Além dos avançados conhecimentos de astronomia, os maias também possuíam conhecimentos relacionados à matemática e à geometria, o que contribuiu para a criação de calendários precisos, que regiam a vida cotidiana dos maias.
IV - Uma construção notável dos incas foi a cidade fortificada de Machu Picchu, que possuía um conjunto de templos, palácios, altares religiosos e observatórios astronômicos.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Observe com atenção o mapa a seguir:
Em apenas 200 anos os astecas se expandiram pelo território do México central e se consolidaram num grande império, dominando as rotas comerciais e recebendo tributos de praticamente toda a região. Tenochtitlán tornou-se, em pouco tempo, a imponente capital do Império Asteca, chegando a contar, no início do século XVI, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, numa área de 12 a 15 km², sendo uma das mais povoadas da Mesoamérica.
Podemos afirmar que a expansão do império foi assegurada, principalmente pelo/pela:
religião monoteísta e a escravização de povos vizinhos, que garantiram o domínio asteca.
engenhosidade de seus arquitetos e o domínio do povo asteca sobre a filosofia, que asseguraram a imponência do Império.
liderança dos sacerdotes e a realização dos rituais antropofágicos, que submetiam os demais povos.
criação de um governo democrático e a escravização dos camponeses, que ajudaram a construir a capital Tenochtitlán.
poder dos exércitos astecas e do engenhoso sistema de irrigação, que permitiu a expansão do território.
A respeito do estudo do primitivo povoamento do continente americano, analise as afirmativas a seguir:
I - A principal teoria da origem do homem nas Américas defende que os primeiros grupos humanos chegaram pelo extremo noroeste, atravessando o Estreito de Bering e navegando pelo Pacífico até a costa oeste do continente.
II - Os primeiros grupos eram de caçadores e coletores que viviam de forma nômade, sem moradia fixa. Utilizavam instrumentos feitos de pedra polida ou lascada, de madeira e de osso, alguns utensílios de cerâmica, mas ainda não conheciam o ferro.
III - O desenvolvimento da agricultura foi responsável pelo início da sedentarização, a partir da organização em tribos e construção de aldeias, num processo que culminou na formação das grandes civilizações.
IV - O predomínio da agricultura, associado aos diversos fatores climáticos, geográficos e biológicos, permitiu que se nucleassem duas regiões densamente povoadas em que floresceram as chamadas grandes civilizações: a Mesoamérica e o Altiplano Andino.
É correto apenas o que se afirma em:
aos benefícios fiscais e financeiros, à criação de cooperativas de alimentos, à extração do pré-sal e à construção de complexos esportivos.
à criação de reservas naturais e parques ecológicos, à extração madeireira e à construção de usinas hidrelétricas.
à interiorização do gado, à exploração da cana-de açúcar, à atividade mineradora e à construção de ferrovias.
à preservação ambiental, à valorização da cultura indígena, ao uso comunitário da terra, à autonomia do uso dos recursos naturais.
à atividade agropecuária, à exploração mineral, à extração madeireira e à construção de rodovias e usinas hidrelétricas.
Segundo Henri Favre (A civilização inca, 2004, p. 35) o ayllu não era a forma superior da organização social: constituía apenas o elemento sobre o qual era construída a sociedade andina.
O "ayllu" como núcleo fundamental da civilização Inca representa:
A ordem religiosa da qual provém o Inca.
As unidades territoriais que formavam os suyus.
Uma forma de trabalho coletivista, assim como a mita.
A ordem guerreira da qual provém o Curaca.
Os núcleos formados por indivíduos aparentados.
A matéria-prima do historiador são as fontes, ou seja, vestígios e registros que servem de base para a construção do conhecimento histórico. Para que possamos compreender como viviam as civilizações americanas há milhares de anos existem maneiras de se recuperar a história desses povos com base na análise de diferentes tipos de fontes, a exemplo dos representados nas imagens a seguir:
Considerando que cada civilização possui uma produção cultural que lhe é própria, identifique, a partir das respectivas imagens, quais povos as desenvolveram:
(1)Toltecas (2)Maias (3)Incas (4)Mochica (5)Astecas
(1)Maias (2)Astecas (3)Nazcas (4)Toltecas (5)Chimus
(1)Olmecas (2)Maias (3)Mochicas (4)Astecas (5)Incas
(1)Olmecas (2)Astecas (3)Chimus (4)Maias (5)Incas
(1)Olmecas (2)Maias (3)Incas (4)Astecas (5)Chimus
Leia com atenção a citação:
“A América indígena é um mosaico cultural e linguístico, dentro do qual podemos perceber a existência de grandes regiões culturais, formadas por povos que caracterizam uma visão de mundo e um estilo de vida próprios”. (SANTOS, 2002, p.24).
Sobre as altas culturas que se desenvolveram no continente americano, considere as afirmações a seguir:
I - Os incas constituíram um vasto império, integrado por povos de diferentes culturas, localizados nas mais variadas regiões que se estendiam pela cordilheira dos Andes.
II - A capital asteca era localizada num região de lagos e pântanos, o que permitiu o desenvolvimento de um importante sistema de irrigação que abastecia a cidade por meio de extensos aquedutos, que ligavam a capital a outras províncias.
III - Além dos avançados conhecimentos de astronomia, os maias também possuíam conhecimentos relacionados à matemática e à geometria, o que contribuiu para a criação de calendários precisos, que regiam a vida cotidiana dos maias.
IV - Uma construção notável dos incas foi a cidade fortificada de Machu Picchu, que possuía um conjunto de templos, palácios, altares religiosos e observatórios astronômicos.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Observe com atenção o mapa a seguir:
Em apenas 200 anos os astecas se expandiram pelo território do México central e se consolidaram num grande império, dominando as rotas comerciais e recebendo tributos de praticamente toda a região. Tenochtitlán tornou-se, em pouco tempo, a imponente capital do Império Asteca, chegando a contar, no início do século XVI, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, numa área de 12 a 15 km², sendo uma das mais povoadas da Mesoamérica.
Podemos afirmar que a expansão do império foi assegurada, principalmente pelo/pela:
religião monoteísta e a escravização de povos vizinhos, que garantiram o domínio asteca.
engenhosidade de seus arquitetos e o domínio do povo asteca sobre a filosofia, que asseguraram a imponência do Império.
liderança dos sacerdotes e a realização dos rituais antropofágicos, que submetiam os demais povos.
criação de um governo democrático e a escravização dos camponeses, que ajudaram a construir a capital Tenochtitlán.
poder dos exércitos astecas e do engenhoso sistema de irrigação, que permitiu a expansão do território.
A respeito do estudo do primitivo povoamento do continente americano, analise as afirmativas a seguir:
I - A principal teoria da origem do homem nas Américas defende que os primeiros grupos humanos chegaram pelo extremo noroeste, atravessando o Estreito de Bering e navegando pelo Pacífico até a costa oeste do continente.
II - Os primeiros grupos eram de caçadores e coletores que viviam de forma nômade, sem moradia fixa. Utilizavam instrumentos feitos de pedra polida ou lascada, de madeira e de osso, alguns utensílios de cerâmica, mas ainda não conheciam o ferro.
III - O desenvolvimento da agricultura foi responsável pelo início da sedentarização, a partir da organização em tribos e construção de aldeias, num processo que culminou na formação das grandes civilizações.
IV - O predomínio da agricultura, associado aos diversos fatores climáticos, geográficos e biológicos, permitiu que se nucleassem duas regiões densamente povoadas em que floresceram as chamadas grandes civilizações: a Mesoamérica e o Altiplano Andino.
É correto apenas o que se afirma em:
A ordem religiosa da qual provém o Inca.
As unidades territoriais que formavam os suyus.
Uma forma de trabalho coletivista, assim como a mita.
A ordem guerreira da qual provém o Curaca.
Os núcleos formados por indivíduos aparentados.
A matéria-prima do historiador são as fontes, ou seja, vestígios e registros que servem de base para a construção do conhecimento histórico. Para que possamos compreender como viviam as civilizações americanas há milhares de anos existem maneiras de se recuperar a história desses povos com base na análise de diferentes tipos de fontes, a exemplo dos representados nas imagens a seguir:
Considerando que cada civilização possui uma produção cultural que lhe é própria, identifique, a partir das respectivas imagens, quais povos as desenvolveram:
(1)Toltecas (2)Maias (3)Incas (4)Mochica (5)Astecas
(1)Maias (2)Astecas (3)Nazcas (4)Toltecas (5)Chimus
(1)Olmecas (2)Maias (3)Mochicas (4)Astecas (5)Incas
(1)Olmecas (2)Astecas (3)Chimus (4)Maias (5)Incas
(1)Olmecas (2)Maias (3)Incas (4)Astecas (5)Chimus
Leia com atenção a citação:
“A América indígena é um mosaico cultural e linguístico, dentro do qual podemos perceber a existência de grandes regiões culturais, formadas por povos que caracterizam uma visão de mundo e um estilo de vida próprios”. (SANTOS, 2002, p.24).
Sobre as altas culturas que se desenvolveram no continente americano, considere as afirmações a seguir:
I - Os incas constituíram um vasto império, integrado por povos de diferentes culturas, localizados nas mais variadas regiões que se estendiam pela cordilheira dos Andes.
II - A capital asteca era localizada num região de lagos e pântanos, o que permitiu o desenvolvimento de um importante sistema de irrigação que abastecia a cidade por meio de extensos aquedutos, que ligavam a capital a outras províncias.
III - Além dos avançados conhecimentos de astronomia, os maias também possuíam conhecimentos relacionados à matemática e à geometria, o que contribuiu para a criação de calendários precisos, que regiam a vida cotidiana dos maias.
IV - Uma construção notável dos incas foi a cidade fortificada de Machu Picchu, que possuía um conjunto de templos, palácios, altares religiosos e observatórios astronômicos.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Observe com atenção o mapa a seguir:
Em apenas 200 anos os astecas se expandiram pelo território do México central e se consolidaram num grande império, dominando as rotas comerciais e recebendo tributos de praticamente toda a região. Tenochtitlán tornou-se, em pouco tempo, a imponente capital do Império Asteca, chegando a contar, no início do século XVI, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, numa área de 12 a 15 km², sendo uma das mais povoadas da Mesoamérica.
Podemos afirmar que a expansão do império foi assegurada, principalmente pelo/pela:
religião monoteísta e a escravização de povos vizinhos, que garantiram o domínio asteca.
engenhosidade de seus arquitetos e o domínio do povo asteca sobre a filosofia, que asseguraram a imponência do Império.
liderança dos sacerdotes e a realização dos rituais antropofágicos, que submetiam os demais povos.
criação de um governo democrático e a escravização dos camponeses, que ajudaram a construir a capital Tenochtitlán.
poder dos exércitos astecas e do engenhoso sistema de irrigação, que permitiu a expansão do território.
A respeito do estudo do primitivo povoamento do continente americano, analise as afirmativas a seguir:
I - A principal teoria da origem do homem nas Américas defende que os primeiros grupos humanos chegaram pelo extremo noroeste, atravessando o Estreito de Bering e navegando pelo Pacífico até a costa oeste do continente.
II - Os primeiros grupos eram de caçadores e coletores que viviam de forma nômade, sem moradia fixa. Utilizavam instrumentos feitos de pedra polida ou lascada, de madeira e de osso, alguns utensílios de cerâmica, mas ainda não conheciam o ferro.
III - O desenvolvimento da agricultura foi responsável pelo início da sedentarização, a partir da organização em tribos e construção de aldeias, num processo que culminou na formação das grandes civilizações.
IV - O predomínio da agricultura, associado aos diversos fatores climáticos, geográficos e biológicos, permitiu que se nucleassem duas regiões densamente povoadas em que floresceram as chamadas grandes civilizações: a Mesoamérica e o Altiplano Andino.
É correto apenas o que se afirma em:
(1)Toltecas (2)Maias (3)Incas (4)Mochica (5)Astecas
(1)Maias (2)Astecas (3)Nazcas (4)Toltecas (5)Chimus
(1)Olmecas (2)Maias (3)Mochicas (4)Astecas (5)Incas
(1)Olmecas (2)Astecas (3)Chimus (4)Maias (5)Incas
(1)Olmecas (2)Maias (3)Incas (4)Astecas (5)Chimus
Leia com atenção a citação:
“A América indígena é um mosaico cultural e linguístico, dentro do qual podemos perceber a existência de grandes regiões culturais, formadas por povos que caracterizam uma visão de mundo e um estilo de vida próprios”. (SANTOS, 2002, p.24).
Sobre as altas culturas que se desenvolveram no continente americano, considere as afirmações a seguir:
I - Os incas constituíram um vasto império, integrado por povos de diferentes culturas, localizados nas mais variadas regiões que se estendiam pela cordilheira dos Andes.
II - A capital asteca era localizada num região de lagos e pântanos, o que permitiu o desenvolvimento de um importante sistema de irrigação que abastecia a cidade por meio de extensos aquedutos, que ligavam a capital a outras províncias.
III - Além dos avançados conhecimentos de astronomia, os maias também possuíam conhecimentos relacionados à matemática e à geometria, o que contribuiu para a criação de calendários precisos, que regiam a vida cotidiana dos maias.
IV - Uma construção notável dos incas foi a cidade fortificada de Machu Picchu, que possuía um conjunto de templos, palácios, altares religiosos e observatórios astronômicos.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Observe com atenção o mapa a seguir:
Em apenas 200 anos os astecas se expandiram pelo território do México central e se consolidaram num grande império, dominando as rotas comerciais e recebendo tributos de praticamente toda a região. Tenochtitlán tornou-se, em pouco tempo, a imponente capital do Império Asteca, chegando a contar, no início do século XVI, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, numa área de 12 a 15 km², sendo uma das mais povoadas da Mesoamérica.
Podemos afirmar que a expansão do império foi assegurada, principalmente pelo/pela:
religião monoteísta e a escravização de povos vizinhos, que garantiram o domínio asteca.
engenhosidade de seus arquitetos e o domínio do povo asteca sobre a filosofia, que asseguraram a imponência do Império.
liderança dos sacerdotes e a realização dos rituais antropofágicos, que submetiam os demais povos.
criação de um governo democrático e a escravização dos camponeses, que ajudaram a construir a capital Tenochtitlán.
poder dos exércitos astecas e do engenhoso sistema de irrigação, que permitiu a expansão do território.
A respeito do estudo do primitivo povoamento do continente americano, analise as afirmativas a seguir:
I - A principal teoria da origem do homem nas Américas defende que os primeiros grupos humanos chegaram pelo extremo noroeste, atravessando o Estreito de Bering e navegando pelo Pacífico até a costa oeste do continente.
II - Os primeiros grupos eram de caçadores e coletores que viviam de forma nômade, sem moradia fixa. Utilizavam instrumentos feitos de pedra polida ou lascada, de madeira e de osso, alguns utensílios de cerâmica, mas ainda não conheciam o ferro.
III - O desenvolvimento da agricultura foi responsável pelo início da sedentarização, a partir da organização em tribos e construção de aldeias, num processo que culminou na formação das grandes civilizações.
IV - O predomínio da agricultura, associado aos diversos fatores climáticos, geográficos e biológicos, permitiu que se nucleassem duas regiões densamente povoadas em que floresceram as chamadas grandes civilizações: a Mesoamérica e o Altiplano Andino.
É correto apenas o que se afirma em:
“A América indígena é um mosaico cultural e linguístico, dentro do qual podemos perceber a existência de grandes regiões culturais, formadas por povos que caracterizam uma visão de mundo e um estilo de vida próprios”. (SANTOS, 2002, p.24).
Sobre as altas culturas que se desenvolveram no continente americano, considere as afirmações a seguir:
I - Os incas constituíram um vasto império, integrado por povos de diferentes culturas, localizados nas mais variadas regiões que se estendiam pela cordilheira dos Andes.
II - A capital asteca era localizada num região de lagos e pântanos, o que permitiu o desenvolvimento de um importante sistema de irrigação que abastecia a cidade por meio de extensos aquedutos, que ligavam a capital a outras províncias.
III - Além dos avançados conhecimentos de astronomia, os maias também possuíam conhecimentos relacionados à matemática e à geometria, o que contribuiu para a criação de calendários precisos, que regiam a vida cotidiana dos maias.
IV - Uma construção notável dos incas foi a cidade fortificada de Machu Picchu, que possuía um conjunto de templos, palácios, altares religiosos e observatórios astronômicos.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
Observe com atenção o mapa a seguir:
Em apenas 200 anos os astecas se expandiram pelo território do México central e se consolidaram num grande império, dominando as rotas comerciais e recebendo tributos de praticamente toda a região. Tenochtitlán tornou-se, em pouco tempo, a imponente capital do Império Asteca, chegando a contar, no início do século XVI, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, numa área de 12 a 15 km², sendo uma das mais povoadas da Mesoamérica.
Podemos afirmar que a expansão do império foi assegurada, principalmente pelo/pela:
religião monoteísta e a escravização de povos vizinhos, que garantiram o domínio asteca.
engenhosidade de seus arquitetos e o domínio do povo asteca sobre a filosofia, que asseguraram a imponência do Império.
liderança dos sacerdotes e a realização dos rituais antropofágicos, que submetiam os demais povos.
criação de um governo democrático e a escravização dos camponeses, que ajudaram a construir a capital Tenochtitlán.
poder dos exércitos astecas e do engenhoso sistema de irrigação, que permitiu a expansão do território.
A respeito do estudo do primitivo povoamento do continente americano, analise as afirmativas a seguir:
I - A principal teoria da origem do homem nas Américas defende que os primeiros grupos humanos chegaram pelo extremo noroeste, atravessando o Estreito de Bering e navegando pelo Pacífico até a costa oeste do continente.
II - Os primeiros grupos eram de caçadores e coletores que viviam de forma nômade, sem moradia fixa. Utilizavam instrumentos feitos de pedra polida ou lascada, de madeira e de osso, alguns utensílios de cerâmica, mas ainda não conheciam o ferro.
III - O desenvolvimento da agricultura foi responsável pelo início da sedentarização, a partir da organização em tribos e construção de aldeias, num processo que culminou na formação das grandes civilizações.
IV - O predomínio da agricultura, associado aos diversos fatores climáticos, geográficos e biológicos, permitiu que se nucleassem duas regiões densamente povoadas em que floresceram as chamadas grandes civilizações: a Mesoamérica e o Altiplano Andino.
É correto apenas o que se afirma em:
Podemos afirmar que a expansão do império foi assegurada, principalmente pelo/pela:
religião monoteísta e a escravização de povos vizinhos, que garantiram o domínio asteca.
engenhosidade de seus arquitetos e o domínio do povo asteca sobre a filosofia, que asseguraram a imponência do Império.
liderança dos sacerdotes e a realização dos rituais antropofágicos, que submetiam os demais povos.
criação de um governo democrático e a escravização dos camponeses, que ajudaram a construir a capital Tenochtitlán.
poder dos exércitos astecas e do engenhoso sistema de irrigação, que permitiu a expansão do território.